Artigos

Imprimir

FESTIVAL DE MÚSICA

O Festival de Música de Cruzília é um evento que integra o Calendário Cultural do Estado de Minas Gerais.Em seus palcos já se apresentaram Marcus Viana, Sílvio Brito, João Boa Morte, Tibério Gaspar, Ceumar, entre muitos outros artistas de talento comprovado.

No frio do mês de julho, em meio as férias escolares, a cidade se enche de sons e ganha um colorido cultural com a presença de músicos do Brasil inteiro. É também quando os músicos cruzilienses se reunem para apresentar suas composições, num clima de total descontração, amizade e harmonia, sendo muito comum vê-los tocando uns com os outros, nas apresentações, deixando claro que não estão ali para competir.

Foi realizado pela primeira vez em 27 de dezembro de 1972, dia da cidade, idealizado e produzido por Adolfo Maurício Pereira, coordenado por um grupo de jovens cruzilienses, e contou com o apoio ímpar de Berenice Maciel Penha (Berene).

Surgiu como uma iniciativa privada, sem qualquer apoio oficial. Apenas em 1983 passou a integrar o calendário oficial do município. O Festival de Cruzília, salvo em condições atípicas, sempre acontece na segunda quinzena do mês de julho.



CARNAVAL

O Carnaval de Cruzília é popular de longa data. A cidade oferece diversas opções de diversão os foliões. O Carnaval começa oficialmente com o Carnaval da Saudade, uma iniciativa da Associação Grupo Terceira Idade Bem Viver. É um momento de todos relembrar aos velhos tempos, palhaços, blocos, máscaras, fantasias, confetes e serperntinas. As familias brincam juntas, os idosos com os jovens dividem a alegria do carnaval.

Na sexta-feira o Clube Campestre Ypê promove o tradicional Baile do Hawaí. A bela infra-estrutura do clube contribui para o sucesso deste evento. Também neste dia, o Bloco das Indesejáveis esbanja irreverência.

Durante o dia, a diversão fica por conta do Carnaval da Esquina Mineira, um plena rua, com som mecânico e muita animação. A noite, as Escolas de Samba Unidos da Vila Magalhães e Unidos da Colina dão um colorido especial com seus destaques e seus carros alegóricos. Os blocos de times de futebol são uma atração a parte, trazendo descontração e alegria.

É comum a contratação de bandas para agitar o público ao som das eternas marchinhas e sucessos da Bahia.
É por estes motivos que o Carnaval de Cruzília é um sucesso atraindo turistas e cruzilenses ausentes.

Copyright © 2017 Câmara Municipal de Cruzília. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0
Copyright 2012. Free joomla templates |